Carreira

Recrutamento online cresce em Discord, Slack e Telegram



As formas de procurar emprego mudaram bastante nos últimos anos. A tecnologia impulsionou a entrega de currículo online, acabando com o famoso de porta em porta. A pandemia de Covid também acelerou o processo de procura e contratação.

​As ferramentas usadas por empresas de recrutamento agora incluem aplicativos de mensagem como Slack, Discord, Telegram e WhatsApp.

Além de permitirem um contato mais próximo com o candidato, grupos específicos como “Médicos do ABC” ou “Direito empresarial” podem fazer o papel de selecionar o perfil de funcionário desejado pela empresa.

“A pandemia acelerou esse movimento de forma gigantesca”, afirma a diretora de operações da consultoria de recursos humanos Luandre,  Gabriela Andrade.

Cidades muito pequenas podem exigir da empresa recursos como carro de som ou anúncio em igreja, mas, na maioria dos casos, a internet é a principal ferramenta.

Nos últimos anos, a proporção entre recrutamentos presenciais e remotos se inverteu, segundo Andrade. “Antes, 80% dos nossos processos eram presenciais”, afirma.

Processo seletivo nas plataformas

Independentemente do meio, o método de escolha do candidato é como um funil: primeiro, a empresa atrai o maior volume possível de profissionais que tenham a mínima aderência ao perfil solicitado. Depois, faz uma triagem dos currículos para, por último, entrevistar os selecionados e encontrar o mais adequado ao seu cliente.

O LinkedIn, rede social de negócios, já foi incorporado pela empresa na última década, mas recentemente os aplicativos de mensagem começaram a ser adotados. O público-alvo, nesses casos, é o com mais qualificação. “Para vagas de base é mais difícil usar essas ferramentas”, afirma Gabriela.

Se a empresa busca um professor, por exemplo, os recrutadores entram em grupos que podem concentrar profissionais do perfil, como as comunidades de educação, e publicam a oportunidade. 

A principal vantagem é direcionar a mensagem para grupos restritos. “Nós temos um foco específico na busca”, diz ela. “Sabemos como direcionar e onde vai estar esse público.”

Dicas para recrutamentos online

Abaixo, confira algumas dicas para quem está em busca de um emprego e vai passar por um recrutamento online:

Entre em grupos da sua profissão nas redes sociais

Além de grupos genéricos, vale perguntar sobre comunidades online quando participar de algum evento, por exemplo

Siga a instrução do recrutador

Se a vaga solicita o currículo por email, siga a instrução. “Não vá até lá levar o seu currículo”, afirma Andrade

Verifique a conexão da internet

Garanta um local com internet estável, que não vá te atrasar ou interromper a chamada

Encare como um encontro presencial

Escolha as roupas, o modo de falar e o ambiente que você escolheria em uma entrevista presencial

Converse com o recrutador sobre possíveis incidentes

Se há uma construção perto da sua casa ou se o seu filho pode solicitar algo durante a entrevista, avise o recrutador

Fonte: com informações da Folha



Fonte: Portal Contábeis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.