Economia

novas faixas de renda começam a valer hoje




Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

A partir desta sexta-feira (22), mutuários que ganham até R$8 mil por mês poderão solicitar o financiamento do Programa Casa Verde e Amarela para adquirir a casa própria.

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou no começo de julho a nova faixa de renda e atualizou as que já existiam, com o objetivo de destravar o programa,  impactado pela alta dos custos e queda das rendas familiares durante a pandemia.

O prazo original previsto para início seria no dia 18 de julho, mas a Caixa Econômica Federal, responsável pelo programa, anunciou apenas nesta quinta-feira (21) o início da vigência das alterações do Conselho Curador. Portanto, a partir de hoje (22), o programa já pode incluir novas famílias.

Os limites de renda bruta foram atualizados: a subfaixa 1, de renda entre 2.400 e 2.600 reais, foi ampliada para 3 mil reais. O grupo intermediário também mudou, passando de 2.600 para 4 mil reais e para 3 mil a 4.400 reais mensais. 

O grupo de maior faixa teve elevação e passou de 4 mil a 7 mil reais, e de 4.400 para 8 mil reais. Apenas a faixa mais baixa de até 2.400 não sofreu alterações. Cada faixa do programa habitacional tem subsídios e condições diferenciadas.

O Conselho Curador também autorizou reduções de juros no Pró-Cotista, programa destinado a quem não tem acesso ao programa Casa Verde e Amarela. As taxas para imóveis avaliados em até R$350 mil cairão de 8,66% para 7,66% ao ano. Os juros para unidades acima desse valor caíram de 8,66% para 8,16% ao ano.



Fonte: Portal Contábeis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.